Espiritualidade e Religião
A cada ano que passa, e no meu caso Já são 40 primaveras, fica claro para mim que em não raro a religião e espiritualidade não caminham juntas.
A religião está na prece, no culto, na missa e nos estudos.
A espiritualidade está mais para como eu me mantenho conectado com algo transcendental, como me percebo em interconexão a tudo o que existe, mesmo depois que termina a prece e o culto.
A religião está nos textos sagrados que decoro e no quanto os outros me reconhecem como inteligente, a espiritualidade está na rotina da vida, de como me comporto, no que eu sinto e penso.
A religião está na aglomeração de pessoas em torno de um conjunto de práticas, regras e ensinos formalizados, já a espiritualidade é como você consegue absorver esses ensinamentos e associá-los à sua personalidade mais íntima e assim viver em sabedoria.
Podemos às vezes achar especialistas em escrituras e cultos, verdadeiros religiosos, mas sem espiritualidade.
E como também há pessoas sem instrução formal, mas que trazem dentro de si uma impactante espiritualidade.
A religião está muito ligada como as pessoas me veem, a espiritualidade é mas para como eu vejo e me comporto para com as pessoas.
A religião está ligada a aquilo que eu recebo de informações e da expectativa de o que os outros querem de mim, a espiritualidade está na avaliação do que a minha consciência superior quer para mim, na capacidade de autorreflexão que eu suporto fazer.
–
Lucas Lino